Está publicado na última edição da IJAERS - International Journal of Advanced Engineering Research and Science, o estudo denominado "Soccer and its unfolding in times of crisis Covid-19: Critical review", produzido pelo parceiro de investigação Lourival Vianna Neto, que colaborei em alguns pontos, junto com o colega Fernando Rocha.
A essência da investigação é, através de uma revisão crítica da literatura, observar os pontos estratégicos e seus cenários dentro do futebol, com o objetivo de identificar as principais linhas de estudo sobre a investigação desenvolvida durante o ano de 2020 em torno do tema Covid-19 e do futebol.
O artigo completo pode ser acessado e descarregado de forma gratuita neste link e o resumo da investigação está aqui abaixo:
Resumo: Muitos são os desdobramentos relativos à crise do Covid-19 no contexto do futebol, desde o impacto na formação de jovens futebolistas até ao alto desempenho. Neste artigo, foi explorado através de uma revisão crítica da literatura, os pontos estratégicos, e cenários dentro do futebol e alguns dos seus principais desdobramentos. O objetivo do estudo foi identificar as principais linhas de estudo sobre a investigação desenvolvida durante o ano de 2020 em torno do tema Covid-19 e do futebol e, tentar compreender o impacto que a ausência da prática do futebol tem na construção de competências nesta geração de jovens futebolistas. Foi utilizada como metodologia uma revisão sistemática da literatura com base no protocolo PRISMA. Através de uma análise dedutiva foram criados três grupos: negócios, saúde, e bem-estar e sociocultural. Como principais resultados, o cenário do futebol profissional teve o maior número de estudos, seguido do futebol profissional e amador. Na área de análise do campo de estudos, o campo da saúde e bem-estar foi aquele em que se encontraram mais estudos e, o controlo e transmissão do sujeito e os impactos fisiológicos foram os mais destacados. Este estudo proporciona uma oportunidade para avaliar como os processos dentro do futebol estão a ser estudados num período de crise, que rapidamente respondeu às necessidades do futebol profissional e pouca ou nenhuma força de trabalho foi deslocada para procurar soluções para o reinício da prática do futebol nos escalões inferiores. O estudo também destaca uma janela de oportunidade para o desenvolvimento de estudos sobre a tipologia do treino de futebol, sugere-se que no futuro o trabalho de investigação possa desenvolver estudos nesta direção.
Boa parceiro. Grande trabalho.
ResponderExcluir